COMPARTILHE
 

Fonte: http://casabonaemonteiro.com.br

Administrar uma empresa não é um negócio fácil. O empresário sempre deve ser cauteloso, mas ao mesmo deve ter a coragem para enfrentar os desafios necessários para o crescimento de seu negócio. Se ele não tiver um bom aconselhamento legal, certamente terá problemas. Sem isso, um administrador de empresas pode não entender um contrato e perder uma boa oportunidade de negócios, como também cometer algum ato ilegal, muitas vezes não pela má fé, mas sim por não ter conhecimento disso.

Um advogado trabalhista empresarial atua justamente para evitar esse tipo de problema. Ele pode analisar legalmente os riscos de um contrato empresarial, auxiliando em processos como os de fusão, cisão e de recuperação judicial. Outro trabalho essencial prestado por esse profissional é a consultoria empresarial em todos os segmentos legais nos quais o cliente precisar.

advogado trabalhista empresarial

O Planejamento Empresarial

Qualquer empresa precisa ter um bom planejamento para que tudo dê certo. Na área legal, isso também é uma das funções desempenhadas pelo advogado trabalhista empresarial. Na verdade, esse é um dos pontos fortes desse segmento do direito. Traçar metas para o futuro é algo essencial para qualquer empresa e um bom advogado certamente pode ajudar nessa área.

Por planejamento empresarial no segmento do direito pode se citar as possibilidades de fazer um bom contrato futuro com alguma empresa, a possibilidade de fazer uma sociedade com outro empresário, algum ganho de processo, entre outras coisas. Com um bom aconselhamento e prestando um trabalho de qualidade, uma firma tem tudo para crescer.

Funções que podem ser exercidas por um advogado trabalhista empresarial

Um advogado trabalhista empresarial é um funcionário de extrema importância para qualquer empresa. Mas você deve estar se perguntando: quais são as atividades que ele pode realizar nesse ambiente? Na verdade, o leque de possibilidades é bem extenso. Então, decidimos fazer uma lista citando e explicando um pouco do que um profissional como esse pode fazer dentro de uma firma, seja ela grande ou pequena.

✔ Assessoria jurídica preventiva: O advogado trabalhista empresarial defende os interesses da pessoa jurídica, visando eliminar ou minimizar as disputas trabalhistas. Nesse sentido, o profissional lida com as relações empregatícias, é o responsável por elaborar e analisar os contratos de trabalho, pelo estudo e adequação de cargos e salários e também pela assessoria nos processos que envolvem demissão de funcionários;

✔ Contratos: O advogado tem a função de assessorar a empresa na qual trabalha e também prestar uma consultoria no que diz respeito a contratos de terceirização de serviços, principalmente naquilo que se refere a contratação da mão de obra. O profissional sempre deve estar atualizando as diretrizes de contratação, com base no estudo das teses do direito trabalhista;

✔ Análise dos Chamados: Um funcionário da área do direito trabalhista empresarial serve como consultor em caso de desativamento de uma unidade de fábrica e o remanejamento dos funcionários, é o responsável por acordos coletivos, dissídios e elabora contratos de trabalho. Auxilia também na adequação da PCMSO (Programas de Controle Médico e Saúde Ocupacional) e PPRA (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais) com base na legislação que estiver em vigor na época.

Dessa forma, ficou claro que para os empresários é essencial contar com os serviços de um advogado trabalhista desse setor. Ele vai auxiliá-lo em todas as suas demandas legais, fazendo com que você não perca boas oportunidades de negócio.

rodape noticias